Artistas
Paraibanos

Zé Ramalho

José Ramalho Neto, mais conhecido como Zé Ramalho (Brejo do Cruz, 3 de outubro de 1949), é um cantor, compositor e músico brasileiro. Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Zé Ramalho na 41ª posição. Pelo lado paterno, é primo legítimo da também cantora Elba Ramalho.

José Ramalho Neto nasceu em 3 de outubro de 1949 na cidade de Brejo do Cruz, no sertão da Paraíba, no Brasil, a 380 quilômetros da capital, João Pessoa, filho de Estelita Torres Ramalho, uma professora do ensino fundamental, e Antônio de Pádua Pordeus Ramalho, um seresteiro. Antônio afogou-se numa represa em Teixeira, sertão da Paraíba, ao sofrer uma cãibra na perna durante a travessia. Zé, que tinha dois anos e meio de idade, passou a ser criado pelo avô paterno. A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção “Avôhai”. Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa. Zé ingressou no curso de medicina da Universidade Federal da Paraíba.

Assim que a família se estabeleceu em João Pessoa, ele participou de algumas apresentações de Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno e Lílian, Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Golden Boys, Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan.

Em 1974, seu primeiro filho com Ízis, Christian, nasceu. No total, são seis filhos dos relacionamentos com Ízis e Amelinha: Christian Galvão, Antônio Wilson, João Colares, Maria Maria, José Fontenele e Linda Fontenele Ramalho sendo os dois últimos com Roberta prima da própria Amelinha. Antes de compor, ele escrevia versos de cordel.