Herbert Lemos de Souza Vianna ORB (João Pessoa, 4 de maio de 1961) é um cantor, compositor e músico brasileiro.
É o vocalista, guitarrista e principal compositor do grupo Os Paralamas do Sucesso,[6] um dos grupos-base do rock brasileiro. Em 2012, foi considerado um dos 30 maiores ícones brasileiros da guitarra e do violão pela revista Rolling Stone Brasil. Herbert é irmão do antropólogo e pesquisador cultural Hermano Vianna.
Filho de Hermano Paes Vianna e Maria Teresa Lemos de Souza Vianna, Herbert nasceu na Paraíba, mas devido à vida militar de seu pai, que era brigadeiro, mudou-se ainda criança para Brasília, onde conheceu Bi Ribeiro. Ao se mudarem para o Rio de Janeiro, para fazer curso pré-vestibular, fundaram os Paralamas (mas alguns consideram os Paralamas parte da “turma de Brasília”, como Capital Inicial, Plebe Rude e Legião Urbana) com o amigo Vital Dias na bateria. Após substituírem Vital por João Barone, Herbert compôs a música “Vital e Sua Moto”, em homenagem ao amigo, a qual se tornou o primeiro sucesso dos Paralamas e que renderia o contrato com a EMI.
Depois de dez anos de sucesso da banda, Herbert gravou o disco-solo Ê Batumarê (1992). Mais dois seriam gravados, Santorini Blues (1997) e O Som do Sim (2000), com participações de Cássia Eller, Fernanda Abreu, Nana Caymmi, Sandra de Sá e Marcos Valle.
